A expressão “In Fux we trust” voltou a circular com força nas redes sociais nesta quarta-feira (10), depois que o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor da absolvição de todos os réus acusados de integrar uma organização criminosa no contexto da chamada trama golpista.
Durante seu voto, Fux argumentou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) falhou em apresentar evidências suficientes para comprovar o crime de organização criminosa, além de não ter fornecido indícios sólidos sobre o uso de armas de fogo pelos acusados.
“Voto que se julgue improcedente a ação penal relativamente ao crime de organização criminosa, porque esse crime não preenche a tipicidade [da legislação]”, disse o ministro, reforçando sua decisão.
Origem
A expressão “In Fux we trust”, traduzida para o português como “Em Fux nós confiamos”, nasceu no contexto da Operação Lava Jato. A frase foi utilizada pela primeira vez por Sérgio Moro em 2016, em uma conversa com Deltan Dallagnol.
Naquele momento, Dallagnol, que foi coordenador da operação em Curitiba de 2014 a 2020, relatou a Moro uma reunião com o ministro Luiz Fux, durante a qual Fux teria demonstrado apoio à Lava Jato. A resposta de Moro a esse relato ficou marcada como a origem do popular slogan.