Estudo revela panorama inédito da gestão pública municipal e ajuda a direcionar políticas e recursos
Reprodução
A partir desta sexta-feira (8), o IBGE inicia a coleta da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) em Alagoas. A investigação, conduzida por 22 agentes de coleta, vai percorrer os 102 municípios do estado.
Realizada em todo o país, a pesquisa ouve diretamente as prefeituras, por meio de seus gestores e secretarias. O levantamento segue até o final de novembro deste ano.
Segundo Carla Rodrigues, supervisora da pesquisa em Alagoas, a Munic funciona como um verdadeiro “raio-x” da gestão municipal.
“Essa é uma pesquisa que provoca reflexão no prefeito. Ao se deparar com perguntas sobre políticas ou serviços que ainda não existem em seu município, ele passa a questionar por que não tem, como obter, onde buscar recursos. E isso costuma gerar movimento e articulação em busca de soluções”, explica Carla Rodrigues.
A edição de 2025 traz diversos módulos, com destaque para a abordagem de assuntos como recursos humanos, meio ambiente, gestão e riscos de desastre e um tema inédito na Munic, desenvolvimento sustentável.
Os resultados da pesquisa serão divulgados no segundo semestre de 2026 e podem subsidiar financiamentos públicos, parcerias institucionais e pactuações com o governo federal.
A pesquisa é realizada anualmente desde 1999 (com exceção dos anos de Censo Demográfico) e cobre todos os 5.570 municípios do Brasil. Trata-se da única operação estatística do país com esse alcance voltada exclusivamente para a gestão pública municipal.
Para saber informações completas sobre a pesquisa, acesse: https://www.ibge.gov.br/
Fonte: Ascom IBGE/AL