O atendimento ágil e especializado do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, foi decisivo para salvar a vida de Domício Pereira da Silva, de 61 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio. O ex-militar foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Arapiraca e, após regulação, transferido para Maceió por meio do Programa Bate Coração, iniciativa do Governo de Alagoas que garante rapidez no diagnóstico, regulação e tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de infarto.
Domício relembra que os primeiros sinais surgiram de forma intensa e repentina. “Eu senti um calor muito forte no lado esquerdo do peito e no braço esquerdo. Não conseguia levantar o braço, não conseguia fazer nada naquele momento. Aí percebi que estava infartando”, relatou o paciente.
Diante da gravidade, ele acordou a esposa e seguiu imediatamente para um hospital de Arapiraca. Após três dias internado em sua cidade natal, foi transferido para o Hospital do Coração Alagoano, unidade de referência estadual em cardiologia.
A partir de então, Domício foi acompanhado por uma equipe multiprofissional especializada. O tempo entre o início dos sintomas e o atendimento é determinante. O reconhecimento rápido dos sinais e o encaminhamento adequado fazem toda a diferença para reduzir sequelas e salvar vidas.
“O Bate Coração fortalece a linha de cuidado do infarto em Alagoas. O Hospital do Coração Alagoano está preparado para receber esses pacientes em estado crítico, oferecendo assistência segura, tecnologia adequada e um cuidado cada vez mais humanizado”, afirmou o cardiologista Carlos Humberto Bezerra.
Grato pela recuperação, Domício fez questão de reconhecer o atendimento recebido. “Bom atendimento, boa reciprocidade entre todos os funcionários. Agradeço a Deus pela nova oportunidade de vida e à equipe médica, aqui do Hospital do Coração Alagoano”, concluiu.
O Programa Bate Coração integra a política estadual de enfrentamento às doenças cardiovasculares e tem como objetivo agilizar o atendimento a pacientes com infarto, desde a porta de entrada nas unidades de saúde até o tratamento especializado, salvando vidas em todo o estado.
E o Hospital do Coração Alagoano é referência no atendimento cardiovascular pelo SUS em Alagoas, atuando de forma integrada à rede estadual de saúde e garantindo assistência especializada e humanizada aos pacientes.


