Hospital de emergência do Agreste
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, acolheu 724 pessoas e realizou 18 procedimentos cirúrgicos entre os dias 1º e 4 de janeiro, primeiro feriadão do ano. De acordo com o balanço divulgado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do HEA, baseado na plataforma GestHosp, 186 pessoas deram entrada por causa de…
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, acolheu 724 pessoas e realizou 18 procedimentos cirúrgicos entre os dias 1º e 4 de janeiro, primeiro feriadão do ano.
De acordo com o balanço divulgado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do HEA, baseado na plataforma GestHosp, 186 pessoas deram entrada por causa de acidentes de trânsito, sendo 134 deles envolvendo motocicletas. Entre as outras causas de acidente estão seis por bicicleta, três por acidente de carro, três por atropelamento, mais três por capotamento e 37 por colisão.
Os plantonistas da unidade também receberam 42 vítimas de corpo estranho no olho, ouvido, garganta ou nariz. Foram atendidas 12 vítimas de intoxicação exógena e 42 por luxações ou entorses, além de 24 vítimas de agressão, sendo 21 por agressão física, duas por arma branca e uma por arma de fogo.
O HEA acolheu 11 pacientes que sofreram mordidas de cachorro, 28 vítimas de picada de escorpião, duas por picada de inseto e quatro por mordida de gato. Também foram atendidas seis vítimas de queda de animal.
Durante os plantões do feriadão de virada de ano também foram acolhidas 33 vítimas de pancada e 10 que sofreram acidente de trabalho. Ainda foram registrados atendimentos a 127 vítimas de queda da própria altura e 33 de queda de altura, além de seis feridos por queimaduras.
A unidade hospitalar pública é referência para os moradores da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.


