O Governo do Estado lança na quinta-feira (6), às 19h, o livro “Galeria dos Governadores de Alagoas – a história na linha do tempo”, uma obra assinada por cinco historiadores alagoanos, que traz a memória política do estado por meio dos governantes que ocuparam o comando do Executivo estadual, desde a chamada Primeira República, em 1889, até os dias atuais.
O lançamento será no estande da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), na 11ª Bienal do Livro de Alagoas, instalada no Centro de Convenções de Jaraguá, em Maceió.
Organizado pela Secom/AL, o livro celebra os 136 anos da Proclamação da República, que teve o protagonismo de dois alagoanos: o marechal Deodoro da Fonseca – como proclamador, e o marechal Floriano Peixoto, como consolidador.
Sob a coordenação do professor doutor Edvaldo Francisco do Nascimento, a obra traz, ainda, a assinatura dos historiadores (Profs. Drs.) Gian Carlo de Melo Silva, Marcelo Góes Tavares e Amaro Hélio Leite da Silva.
Na mensagem de abertura, o governador Paulo Dantas afirma que a obra, mais que um simples resgate do passado, é contribuição do Estado para enriquecer a documentação histórica sobre Alagoas e favorecer a compreensão das diferenças e circunstâncias que marcaram cada período de governo e seus governantes.
“Essa obra visa preservar significativa parcela da memória política alagoana, compartilhando fatos históricos de interesse público e que, na essência, têm a ver com a construção da nossa própria trajetória”, acentua o governador.
Na apresentação, o secretário de Comunicação, Wendell Palhares, enfatiza que a obra destaca fatos marcantes de cada gestão e oferece uma visão enriquecedora da trajetória do Estado, fortalecendo a identidade alagoana por meio do conhecimento. “Com essa iniciativa, o Governo reforça o compromisso com a transparência e a valorização da nossa história, incentivando o reconhecimento do papel de cada governador na construção da Alagoas que conhecemos hoje”.
No prefácio, o jornalista e ex-secretário de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante, afirma que a obra cumpre um papel fundamental de registrar, com rigor e responsabilidade, fatos e pessoas que marcaram a história política do estado em distintos períodos. “A história é formada por seus personagens e pelas circunstâncias que os cercam, no tempo e no espaço”, conclui Joaldo.
O livro “Galeria dos Governadores de Alagoas – a história na linha do tempo” teve coordenação editorial da jornalista Fátima Almeida e projeto gráfico de Ronaldo Pontes.


