quarta-feira, abril 16, 2025
spot_img
HomeInteriorGoverno de Alagoas recupera sistemas de dessalinização em Poço das Trincheiras

Governo de Alagoas recupera sistemas de dessalinização em Poço das Trincheiras

Requalificação foi providenciada após representantes das duas comunidades procurarem a Semarh

Equipamentos nas comunidades de Jacú e Minação voltaram a funcionar e beneficiam mais de 100 famílias no semiárido

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entrega, nesta sexta-feira (11), a recuperação de dois sistemas de dessalinização do Programa Água Doce, no município de Poço das Trincheiras, no Sertão alagoano — região inserida no Polígono das Secas. A obra beneficia, diretamente, 114 famílias das comunidades rurais de Jacú e Minação, totalizando 456 pessoas atendidas com água de qualidade.

A requalificação dos equipamentos foi providenciada após representantes das duas comunidades procurarem a Semarh. Sensível à demanda apresentada, o órgão garantiu o pronto atendimento e iniciou os trabalhos de recuperação de forma célere.

O investimento de implantação dos sistemas, fruto do convênio entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Semarh, é de aproximadamente R$ 1 milhão.

As comunidades contempladas fazem parte do semiárido alagoano, onde o acesso à água é um dos principais desafios para a promoção da dignidade e do desenvolvimento. Com a reativação dos sistemas, as famílias beneficiadas passam a contar com uma fonte segura e regular de água, o que impacta diretamente na saúde, no bem-estar e na economia local.

“Essa é uma orientação do governador Paulo Dantas: estar próximo das comunidades, ouvir suas demandas e garantir que os equipamentos públicos estejam funcionando e cumprindo seu papel. A Semarh faz o que o governo gosta de fazer: cuidar das pessoas. A recuperação desses sistemas representa mais do que uma simples ação técnica, é uma política pública de dignidade e respeito ao povo do Sertão”, afirmou o secretário da Semarh, Gino César.

A implantação dos sistemas teve início em 2019, com a construção da parte física dos equipamentos. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, as ações previstas para 2020 e 2021 — como a operacionalização plena dos sistemas e a articulação comunitária — foram suspensas. A partir de 2022, a Semarh retomou o processo com a assinatura do acordo de gestão junto às comunidades e a capacitação dos operadores locais.

Ambos os operadores das comunidades de Jacú e Minação participaram do primeiro Curso de Formação Inicial e Continuada de Operador de Sistema de Dessalinização, promovido pela secretaria, em parceria com o Governo Federal. A ação tornou Alagoas o estado pioneiro na certificação federal desses profissionais, com 27 técnicos de 19 municípios capacitados.



Fonte: Alagoas 24 Horas

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES