Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é o nome da direita que apresenta o pior desempenho em um eventual segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6). No confronto direto, o senador aparece 15 pontos atrás do petista.
De acordo com o levantamento, Flávio teria 36% das intenções de voto, enquanto Lula chegaria a 51%. Brancos e nulos somariam 12%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O senador também registra 38% de rejeição entre os eleitores.
Outros possíveis candidatos da direita também perderiam para Lula, mas com diferença menor. Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) alcançaria 42% contra 47% do petista. Já Ratinho Jr. (PSD-PR) marcaria 41%, também diante dos mesmos 47% de Lula.
O desempenho de Flávio é semelhante ao de outros integrantes da família Bolsonaro. Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teria 35% em um eventual segundo turno contra Lula, enquanto Michelle Bolsonaro (PL) alcançaria 39%. Os índices de rejeição seguem a mesma tendência: 37% dizem que não votariam em Eduardo de forma alguma; 35% afirmam o mesmo sobre Michelle.
Lula registra 44% de rejeição. Já Jair Bolsonaro, que está inelegível por decisão relacionada à tentativa de golpe em 2022, aparece com o maior índice de rejeição entre os nomes testados: 45%.
O anúncio da pré-candidatura de Flávio à Presidência, com apoio do pai, ocorreu na sexta-feira (5). A pesquisa Datafolha ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios, entre terça (2) e quinta-feira (4), véspera da declaração pública de Flávio.


