Instalada no município de Craíbas, a Mineradora Vale Verde tem causado preocupação entre moradores e autoridades do interior de Alagoas. Segundo relatos e dados recentes, as explosões realizadas na operação da mineradora estão provocando tremores de terra sentidos em diversas cidades do Agreste, chegando até Arapiraca, que vive um intenso crescimento imobiliário.
Os abalos têm sido tão fortes que, em alguns casos, colocam em risco construções e edificações, especialmente nas áreas mais próximas à extração mineral. Técnicos afirmam que a vibração do solo vem se intensificando nos últimos anos, o que pode inviabilizar construções e causar rachaduras em imóveis.
Um estudo inédito obtido pelo jornal Extra Alagoas e que será apresentado ainda este mês na Câmara de Vereadores de Craíbas, aponta um aumento expressivo na quantidade de tremores. Entre 2020 e 2025, foram registrados 89 abalos apenas em Arapiraca. Nos cinco anos anteriores, de 2015 a 2019, não havia registro de tremores na região.
O levantamento destaca ainda que, em Craíbas, houve um único tremor entre 2015 e 2019, mas o número saltou para 82 registros entre 2020 e 2025, o que reforça a gravidade do problema.
As comunidades locais cobram agora respostas e medidas urgentes das autoridades ambientais e da empresa responsável, temendo que os impactos possam se agravar nos próximos anos.
Fonte: Extra Alagoas