A reunião entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, nesta quarta-feira (30), em Washington, causou surpresa entre os bolsonaristas. O encontro, articulado de forma discreta pelo Itamaraty, foi mantido em sigilo até sua realização.
Segundo apuração da coluna, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que atualmente está nos Estados Unidos tentando promover sanções contra autoridades brasileiras, só soube da reunião por meio da imprensa.
Nos últimos dias, Eduardo e outras figuras da direita vinham minimizando, nas redes sociais, a ausência de interlocução do governo Lula com autoridades da gestão Trump. Eles chegaram a afirmar que impediriam qualquer aproximação institucional nesse sentido.
Diante dessas movimentações, o Itamaraty optou por manter a agenda de Mauro Vieira sob sigilo total. A confirmação da conversa com Rubio só foi feita publicamente após o encontro ter sido concluído, como forma de evitar qualquer tipo de interferência externa.
Chanceler de Lula adiou volta ao Brasil
A reunião entre Mauro Vieira e Marco Rubio ocorreu no início da tarde de quarta-feira (30), já sob o impacto da sanção imposta pelo governo Trump ao ministro Alexandre de Moraes, por meio da Lei Magnitsky. A informação foi apurada pela coluna.
Vieira estava em solo norte-americano desde o fim de semana, cumprindo uma agenda de compromissos na segunda (28) e terça-feira (29), em Nova York. Um dos principais eventos foi uma conferência da ONU sobre a Palestina, da qual o chanceler participou como representante do Brasil.
De acordo com fontes ouvidas pela coluna, o ministro das Relações Exteriores chegou a sinalizar para autoridades da gestão Trump que estaria disponível para um encontro, manifestando disposição para discutir temas como o tarifaço aplicado pelos EUA.
A princípio, o retorno de Mauro Vieira ao Brasil estava previsto para terça-feira. No entanto, com a confirmação da reunião com Rubio, o chanceler estendeu sua estadia, deslocou-se até Washington e deve regressar a Brasília apenas na noite desta quarta-feira.