Nesta segunda-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma vídeoconferência com líderes dos países do Brics. Entre os temas debatidos estavam o aumento tarifário imposto pelos Estados Unidos, a defesa do multilateralismo, a reforma da governança global, conflitos internacionais, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) e outras pautas globais.
O encontro contou com a presença do presidente da China, Xi Jinping; do da África do Sul, Cyril Ramaphosa; do da Rússia, Vladimir Putin; do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan; entre outros líderes internacionais.
De acordo com nota do Palácio do Planalto, os líderes presentes destacaram o compromisso com a preservação e o fortalecimento do multilateralismo e defenderam a reforma de instituições internacionais, como as Nações Unidas (ONU).
“Os países do bloco realizaram um balanço abrangente da atual situação mundial. Houve consenso sobre a necessidade de avançar rumo a uma ordem internacional mais justa, equilibrada e inclusiva, capaz de refletir as transformações em curso e responder de maneira mais eficaz às demandas do Sul Global”, diz o comunicado.
O Planalto destacou que, no encontro, os países do Brics trocaram visões sobre os desafios impostos pelo recrudescimento de políticas unilaterais e exploraram possibilidades de intensificar a colaboração comercial entre os membros.