Na tarde dessa quinta-feira (14), a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou no X uma mensagem classificando o programa Mais Médicos como um “golpe diplomático” que teria sido “acobertado por autoridades brasileiras”.
A publicação, traduzida de um comunicado divulgado pouco antes pelo Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos EUA, ocorreu um dia após o secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciar a revogação de vistos de funcionários públicos de Cuba e outros países. Entre os afetados estão dois ex-integrantes do Ministério da Saúde do governo Dilma Rousseff (2011-2016), relacionados ao envio de médicos cubanos para atuar no exterior.
“O programa Mais Médicos do Brasil foi um golpe diplomático que explorou médicos cubanos, enriqueceu o regime cubano corrupto e foi acobertado por autoridades brasileiras e ex-funcionários da Opas [Organização Pan-Americana da Saúde]”, afirmou a embaixada.
A nota ainda reforça que os EUA continuarão responsabilizando todos os envolvidos nesse esquema de exportação de mão de obra.