O prefeito Bebeto Barros deu um passo importante para o fortalecimento da educação técnica e superior em Girau do Ponciano. Na última segunda-feira (25), a gestão municipal assinou o documento de doação de terreno que permitirá a construção do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), consolidando um polo definitivo na cidade. O espaço já foi definido e, em breve, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) dará início ao processo licitatório da obra.
Atualmente, Girau já conta com uma sede provisória do Instituto, instalada no Complexo Municipal José Messias de Barros, que dispõe de salas amplas, climatizadas e equipe docente atuante. A partir da assinatura da doação, a expansão permitirá a criação de novos cursos, ambientes mais adequados e uma formação especializada para os girauenses e moradores das cidades vizinhas.
“Esse encontro serviu para, enfim, darmos continuidade ao tão sonhado Campus Girau do Ponciano. A parceria com o Instituto Federal de Alagoas já vem rendendo ótimos resultados, trazendo oportunidades diversas para nossos estudantes. Agora, com a doação do terreno, iremos inovar a educação de jovens e adultos na região e nos tornar referência no ensino técnico e superior”, afirmou o prefeito Bebeto Barros, após a reunião com representantes do Ifal.
O novo polo de ensino reforça os investimentos da cidade na educação pública, que já oferece anualmente cursos profissionalizantes por meio de programas como o Girau de Oportunidades, voltado à capacitação e inclusão de pessoas entre 16 e 45 anos. Além disso, o Centro de Educação Profissional (CEP) também disponibiliza aulas preparatórias para concursos, Enem e cursos de línguas estrangeiras como inglês e espanhol.
Para a secretária de Educação, Quitéria Cézar, o município reafirma seu compromisso com o desenvolvimento educacional. A parceria com o Ifal – Campus Arapiraca – já resultou em 90 vagas para os cursos de Aquicultura e Agente de Desenvolvimento Cooperativista, formações que fortalecem a economia local e ampliam o conhecimento dos estudantes.
“A Prefeitura está sempre elaborando novos cursos e oferecendo diferentes programas de aprendizagem profissional. Como já contamos com uma sede provisória, a construção do campus definitivo vai ampliar o número de vagas e de oportunidades, consolidando ainda mais os investimentos em educação”, destacou a secretária Quitéria Cézar.
Participaram da assinatura, junto ao prefeito Bebeto Barros, o reitor do Ifal Arapiraca, Carlos Guedes, e a equipe pedagógica da instituição.
Por: Erika Messias – Assessoria de Comunicação