O deputado federal Daniel Barbosa (PP/AL) teve papel fundamental para que Alagoas receba 16 novos peritos médicos federais, reforçando o atendimento nas Agências da Previdência Social. Essa ação representa um aumento de 35,56% na capacidade de perícias no estado e atende a uma das principais demandas defendidas pelo parlamentar desde 2023.
Autor de um projeto de lei que propõe a redução do tempo de espera para a perícia médica do INSS, Daniel Barbosa destaca que a medida tem foco especial em Arapiraca e demais cidades do interior alagoano. “Essa conquista é resultado de uma luta constante por mais dignidade e agilidade no atendimento à população. É inadmissível que pessoas esperem meses por uma perícia médica. Estamos mudando essa realidade com trabalho e resultados concretos”, afirmou o deputado.
As nomeações foram publicadas nessa quarta-feira (30) no Diário Oficial da União, contemplando não apenas Arapiraca, mas também os municípios de Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.
Essa iniciativa integra a convocação dos primeiros 250 aprovados no concurso público realizado em fevereiro, após mais de uma década sem novas contratações para a função. No Nordeste, 268 novos peritos foram chamados, o que amplia em 36,31% a capacidade de atendimento do INSS. A expectativa é que esses profissionais comecem a atuar já em agosto, contribuindo para diminuir as filas e acelerar a análise dos benefícios previdenciários em todo o estado.