A deputada Fernanda Melchionna (Psol) criticou, na terça-feira, 2, o discurso de que a esquerda defende criminosos. Em resposta ao deputado Alfredo Gaspar (União), afirmou que quem apoia golpistas, favorece o PCC e relativiza declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro é o campo político adversário.
“A direita adora falar que nós defendemos bandido, mas quem defende os golpistas são eles, quem faz política para favorecer o pcc são eles, quem passa pano para as falas absurdas de Bolsonaro são eles”, disse ela.
O embate ocorreu durante discussão sobre mudanças na audiência de custódia. Gaspar defendeu ampliar para até 15 dias o prazo em casos de crimes hediondos e violência doméstica, alegando que a medida protegeria mulheres de agressores reincidentes.
Gaspar argumentou que a atual regra, que prevê a audiência em até 24 horas, permite a soltura rápida de acusados, inclusive em crimes graves. Segundo ele, a alteração garantiria tempo maior para análise de antecedentes e elaboração de uma instrução processual antes da decisão judicial.
“Hoje em dia, o agressor da mulher vai para a audiência de custódia e, em menos de 24 horas, volta para casa para matar a mulher. Eu estou aqui acrescentando o prazo de 15 dias, pelo menos, para que seja feita uma instrução processual, para que vejam antecedentes, para que protejam a mulher nesse tempo um pouco mais elástico, e o PSOL disse que é contra”, afirmou.
Fonte – Jornal Extra de Alagoas