CSA aciona STJD para anular jogo em que Anápolis jogou com 12 atletas | Foto: Centro Sportivo Alagoano
A presidente afastada do CSA, Mirian Monte, informou na tarde desta terça-feira que o clube acionou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) como parte interessada na anulação da partida entre Anápolis e Guarani, realizada em 21 de julho, pela 13ª rodada da Série C. O CSA sustenta que o árbitro Marcello Ruda Neves (DF)…
A presidente afastada do CSA, Mirian Monte, informou na tarde desta terça-feira que o clube acionou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) como parte interessada na anulação da partida entre Anápolis e Guarani, realizada em 21 de julho, pela 13ª rodada da Série C.
O CSA sustenta que o árbitro Marcello Ruda Neves (DF) cometeu um erro de direito ao permitir que o Anápolis jogasse, por alguns minutos, com 12 atletas em campo, o que as regras não permitem. Como consequência, o time goiano venceu por 2 a 0 e conquistou pontos que foram determinantes para evitar o rebaixamento. No fim da primeira fase, o Anápolis terminou em 15º lugar, com 23 pontos, enquanto o CSA caiu para a Série D com 22.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FUTEBOL NACIONAL E INTERNACIONAL
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
De acordo com Mirian, o advogado Osvaldo Sestário acompanha o caso, que será julgado na próxima sexta-feira. Se o STJD anular a partida, os clubes terão de jogá-la novamente. Nesse cenário, o Anápolis precisaria vencer em casa para não ser rebaixado no lugar do CSA.
Vale lembrar que o Guarani já havia protocolado o pedido de anulação em julho. No entanto, apenas agora o processo avançou, abrindo a possibilidade de mudanças significativas na classificação.
Leia também: Mirian Monte renuncia à presidência do CSA após afastamento pelo Conselho Deliberativo
A ação se apoia no artigo 259, parágrafo 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que estabelece: “A partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito relevante o suficiente para alterar seu resultado”.
Na súmula, o árbitro registrou que advertiu o jogador João Celeri, aos 28 minutos, “por retornar ao campo de jogo sem autorização do árbitro após ser substituído”.