Recursos destinados pelo senador Rodrigo Cunha estão garantindo melhorias concretas para a atividade pesqueira em Alagoas. Em 2024, foi indicada emenda parlamentar no valor de R$ 510 mil, que possibilitou a aquisição de 97 motores de rabeta e 37 barcos, beneficiando pescadores e pescadoras vinculados à Federação dos Trabalhadores da Aquicultura e Pesca de Alagoas (FETAP).
Nesta primeira etapa, a FETAP, presidida por Maria Aparecida da Silva (Cida), iniciou a entrega de 40 motores de rabeta — 4 tempos, 6,5 a 7 hp, horizontal, monocilíndrico e refrigerado a ar. Os equipamentos estão sendo distribuídos entre pescadores da Colônia Z1, localizada na Pajuçara, e da Associação de Fernão Velho, em Maceió.
Os demais 57 motores e as 37 embarcações adquiridas com os recursos serão entregues em etapas futuras. A iniciativa fortalece diretamente a atividade pesqueira, garantindo melhores condições de trabalho e maior produtividade para centenas de trabalhadores do setor.
Além do investimento já em execução, uma nova emenda de Rodrigo Cunha, no valor de R$ 490 mil, foi confirmada para 2025. O recurso será destinado à compra de um caminhão baú refrigerado, que vai facilitar a logística e ampliar a capacidade de comercialização do pescado em todo o estado.
Com as iniciativas, a expectativa é que os pescadores tenham mais autonomia, qualidade de vida e competitividade no mercado, fortalecendo a cadeia produtiva da pesca em Alagoas.