segunda-feira, agosto 11, 2025
spot_img
HomePolíticaColômbia: pré-candidato à presidência Miguel Uribe morre após complicações de atentado a...

Colômbia: pré-candidato à presidência Miguel Uribe morre após complicações de atentado a tiros durante discurso

Miguel Uribe, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia que foi atingido por um tiro na cabeça durante um comício em Bogotá em junho, faleceu nesta segunda-feira (11) devido às complicações decorrentes do atentado, conforme comunicado por sua esposa, Maria Claudia Tarazona.

Uribe, de 39 anos, era senador de oposição ao atual governo e um dos favoritos na corrida eleitoral colombiana. O senador também era neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín. 

Durante um comício na noite de 7 de junho em Bogotá, capital da Colômbia, o senador Miguel Uribe foi alvo de um atentado que marcou o cenário político do país às vésperas das eleições presidenciais previstas para março de 2026. Ele foi atingido por três disparos, dois na cabeça e um na coxa esquerda.

Internado desde então na Fundação Santa Fé de Bogotá, Uribe chegou ao hospital em estado gravíssimo e passou por momentos críticos nos primeiros dias, quando os médicos conseguiram estabilizá-lo. Contudo, no último sábado, seu estado se agravou novamente devido a uma hemorragia, complicando seu quadro clínico.

No último boletim divulgado no sábado sobre o estado de saúde de Miguel Uribe, a Fundação Santa Fé de Bogotá informou que o pré-candidato entrou em estado crítico após sofrer uma hemorragia no sistema nervoso central nas últimas 48 horas. A equipe médica realizou uma cirurgia de emergência e precisou sedá-lo novamente para estabilizar seu quadro.

O ex-presidente Álvaro Uribe Vélez, líder do partido Centro Democrático, do qual Miguel Uribe fazia parte, expressou pesar pela situação. “O mal destrói tudo, mataram a esperança. Que a luta de Miguel seja uma luz que ilumine o caminho correto da Colômbia”, lamentou.

Miguel Uribe deixa, além da esposa, um filho.

Legado

Miguel Uribe Turbay foi o parlamentar mais votado nas eleições de 2022. Filho de Diana Turbay, sequestrada e assassinada em 1991 por narcotraficantes ligados a Pablo Escobar, sua história foi narrada no livro Notícias de um Sequestro, do premiado escritor Gabriel García Márquez.

Filho do partido de direita Centro Democrático, liderado por Álvaro Uribe, com quem não possui relação familiar apesar do sobrenome semelhante, Miguel era neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala, que governou a Colômbia entre 1978 e 1982.

Manifestações de outros países

Por meio de nota, o Itamaraty lamentou o ocorrido e afirmou que o governo brasileiro repudia “qualquer forma de violência”.

“O governo brasileiro condena firmemente o ataque contra o senador Miguel Uribe Turbay, em Bogotá, na Colômbia, no final da tarde de ontem (7). O Brasil saúda a pronta detenção do suspeito pelas autoridades colombianas e confia na plena apuração do caso”, disse o comunicado.

Marco Rubio, secretário dos Estados Unidos, também expressou condolências pelo episódio”Os Estados Unidos condenam nos termos mais fortes possíveis a tentativa de assassinato do senador colombiano Miguel Uribe, que foi baleado em Bogotá neste sábado”.

Nas últimas cinco décadas, a Colômbia enfrentou três assassinatos de candidatos à presidência. Em 1989, Luiz Carlos Galán, concorrente pelo Partido Liberal Colombiano, foi vítima de um atentado fatal. 

No ano seguinte, 1990, Bernardo Jaramillo Ossa e Carlos Pizarro Leongómez também foram assassinados durante suas campanhas. Além desses casos, o ex-presidente Álvaro Uribe sobreviveu a diversas tentativas de assassinato ao longo de sua trajetória política.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES