sexta-feira, outubro 17, 2025
spot_img
HomeMaceióColaboradores do Ecoleta conhecem o trabalho dos Ecoboats no Vergel do Lago

Colaboradores do Ecoleta conhecem o trabalho dos Ecoboats no Vergel do Lago

Em um dia voltado para o aprendizado, colaboradores do Ecoleta, iniciativa inovadora que substituiu a tração animal por triciclos elétricos no recolhimento de resíduos na capital, conheceram, na última quinta-feira(16), o trabalho dos Ecoboats, catamarãs responsáveis pela limpeza da Lagoa Mundaú, no Vergel do Lago.

Na oportunidade, a equipe aprendeu também sobre iniciativas apoiadas pela Autarquia Municipal de Limpeza Urbana(Alurb), como as marisqueiras e o artesanato produzido a partir da casca do sururu, e a mudança vivida pelo bairro, que sofria com a falta do básico antes da atual gestão.

Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/Ascom Alurb

Ângela Silva, coordenadora do projeto Ecoleta, conta que a visita quis evidenciar ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Prefeitura na região.

“Hoje encontramos espécies que estavam em extinção, que não eram vistas mais na lagoa devido ao lixo. Vimos pássaros e outros animais, mostrando que a Lagoa está viva novamente graças ao trabalho do Ecoboat, da educação ambiental da Alurb, que atuam constantemente aqui no bairro para evitar o descarte irregular”, disse.

Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/Ascom Alurb
Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/Ascom Alurb

O responsável pelos Ecoboats, Mozart da Fonseca, fala que os trabalho são interligados, tendo em vista que quando não há recolhimento correto nas vias públicas o lixo acaba indo para a Lagoa.

“Hoje nós estamos mostramos para eles um pouco do nosso serviço e a importância do trabalho deles, pois a ausência da coleta nas vias públicas tem como consequência o escoamento dos resíduos para a Lagoa, principalmente no período chuvoso. Todo esse lixo acaba sobrecarregando o mangue, fazendo com espécies nativas sofram e acabem sendo extintas. O trabalho dos Ecoboats visa justamente isso, evitar a degradação desse bioma e a recuperação desse seres para que a população ribeirinha volte a encontrar na Lagoa uma fonte de renda”, contou.

Para finalizar a atividade, todos foram para as praias da região para ver o trabalho realizado pelos tratores que fazem a coleta de resíduos na faixa de areia e os agentes que utilizam as ecopeneiras, que recolhem os “microlixos”, como bitucas de cigarro, pequenos vidros e pedriscos. Além disso, os colaboradores do Ecoleta conheceram um pouco da fauna da localidade e a flora rasteira, que protege a cidade de erosões.

Fonte: TV Alagoas

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES