Bandeira do Brasil no alto do pódio na premiação de Hugo Calderano • Divulgação/ITTF
Liu Guoliang, chefe da federação chinesa de tênis de mesa (CTTA), renunciou ao cargo nesta quarta-feira (23). O momento para um dos principais esportes da China é de reflexão, após a vitória épica de Hugo Calderano na Copa do Mundo. “Renunciei no momento certo para deixar à nova liderança da CTTA um ciclo completo de…
Liu Guoliang, chefe da federação chinesa de tênis de mesa (CTTA), renunciou ao cargo nesta quarta-feira (23).
O momento para um dos principais esportes da China é de reflexão, após a vitória épica de Hugo Calderano na Copa do Mundo.
“Renunciei no momento certo para deixar à nova liderança da CTTA um ciclo completo de preparativos para os Jogos Olímpicos de Los Angeles. Agora, estou pensando em passar mais tempo com a minha família”, disse Lin.
Wang Liqin assume no lugar de Liu e, também nesta quarta, o hexacampeão olímpico Ma Long foi eleito vice-presidente. Como o próprio ex-presidente citou, o momento é de transição, pensando na Olímpiada de 2028, que será disputada em Los Angeles.
Guoliang guiou a China ao ouro em nove das dez finais disputadas nos Jogos Olímpicos.
Vitória de Calderano causa alvoroço
No WeChat, principal rede social da China, os locais subiram a hashtag “o tênis de mesa chinês precisa refletir”.
A pressão após o título da Copa do Mundo de Hugo Calderano, em solo chinês, certamente foi um fator para que a federação, na figura de Liu Guoliang, optasse pela reestruturação.
Hugo Calderano foi o primeiro atleta das Américas a conquistar a honra.