O Chanceler alemão, Friedrich Merz, gerou comentários ao comparar a Alemanha com o Brasil e relatar o sentimento de sua comitiva após a viagem à capital paraense, Belém, para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
Em um discurso proferido no Congresso Alemão do Comércio (Handelsverband Deutschland – HDE) em 13 de novembro, Merz destacou que a Alemanha é um dos países “mais bonitos do mundo”.
O Chanceler revelou que os jornalistas alemães que cobriram a COP30 em Belém demonstraram satisfação ao deixar a cidade: “Todos ficaram felizes por termos voltado”, afirmou Merz, que complementou dizendo que “nenhum jornalista queria ficar na capital do Pará”.
O discurso, cuja transcrição foi disponibilizada pelo governo alemão e publicada nos canais oficiais do Congresso Alemão do Comércio, tinha como objetivo, segundo a emissora pública internacional Deutsche Welle (DW), incentivar os presentes a valorizarem o ambiente de comércio livre e próspero da Alemanha.
Participação na COP30 e compromissos
Apesar das declarações sobre a cidade-sede, Merz esteve presente na Cúpula dos Líderes em Belém, onde cumpriu uma agenda bilateral, incluindo um encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante a viagem, o Chanceler alemão anunciou a adesão e participação da Alemanha no recém-lançado Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês).
O fundo é uma das principais iniciativas do governo brasileiro para captar recursos destinados ao combate às mudanças climáticas, com uma expectativa de arrecadação a longo prazo de até US$ 125 bilhões.


