A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) divulgou nesta segunda-feira (5) uma série de comunicados informando interrupções e deficiências no abastecimento de água em diversos municípios alagoanos, provocadas por falta de energia elétrica e problemas em adutoras. Em Palmeira dos Índios e Quebrangulo, a produção de água foi impactada devido à interrupção no fornecimento de…
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) divulgou nesta segunda-feira (5) uma série de comunicados informando interrupções e deficiências no abastecimento de água em diversos municípios alagoanos, provocadas por falta de energia elétrica e problemas em adutoras.
Em Palmeira dos Índios e Quebrangulo, a produção de água foi impactada devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) Palmeira dos Índios. A Casal registrou a ocorrência junto à concessionária de energia ainda pela manhã. Após o restabelecimento da eletricidade, a ETA retomou suas atividades, permitindo que a água tratada volte a ser repassada à empresa Águas do Sertão, responsável pela distribuição nos dois municípios.
Em nota, a Equatorial Alagoas informou que equipes técnicas foram mobilizadas assim que a ocorrência foi identificada e que o fornecimento de energia foi normalizado às 8h30 do mesmo dia.
Sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada nesta segunda-feira (05), na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), situada na cidade de Palmeira dos Índios, a Equatorial Alagoas informa que, tão logo tomou ciência da ocorrência, equipes técnicas foram mobilizadas para verificar a situação e fornecimento de energia foi normalizado às 08h30 do mesmo dia.
Já nos municípios de Água Branca e Pariconha, o abastecimento foi suspenso em vários povoados — Tabela, Papa Terra, Várzea do Pico, Marcação, Burnil e Campo do Urubu — em razão de um vazamento em uma adutora localizada no Sítio Mesquita, na zona rural de Água Branca. A Casal informou que equipes, equipamentos e maquinário foram mobilizados para realizar o reparo com a maior brevidade possível. O fornecimento será retomado assim que o serviço for concluído.
Outro problema foi registrado em Olho d’Água Grande, onde um rompimento em uma adutora de 100 mm de diâmetro, na localidade de Defofo, deixou o fornecimento de água deficiente desde as 9h50 desta segunda-feira. A previsão da Casal é de que o conserto seja finalizado até as 14h, quando o repasse de água para a Conasa Águas do Sertão será normalizado.
Por fim, em Lagoa da Canoa, uma falta de energia registrada por volta das 11h interrompeu o funcionamento do booster responsável pelo bombeamento de água para o município, paralisando temporariamente o abastecimento. A ocorrência também foi comunicada à concessionária de energia, e a distribuição será retomada assim que o equipamento for reenergizado.
A Casal orienta a população das áreas afetadas a utilizar a água de forma racional até a completa normalização do sistema.


