Foto: Vítor Silva / Botafogo
O Botafogo está confirmado na Libertadores de 2026. A vitória deste sábado, no Nilton Santos, por 3 a 2 contra o Grêmio, garantiu ao alvinegro a vaga na fase prévia do torneio internacional — oitavo colocado com 45 pontos, o Bragantino já não pode mais alcançar o time carioca. Cuiabano, Artur e Marçal marcaram para…
O Botafogo está confirmado na Libertadores de 2026. A vitória deste sábado, no Nilton Santos, por 3 a 2 contra o Grêmio, garantiu ao alvinegro a vaga na fase prévia do torneio internacional — oitavo colocado com 45 pontos, o Bragantino já não pode mais alcançar o time carioca. Cuiabano, Artur e Marçal marcaram para os mandantes, enquanto André Henrique e Carlos Vinícius diminuíram para o tricolor.
Agora, com três rodadas até o término do Brasileirão, o alvinegro, que soma 58 pontos, tentará uma classificação direta para a fase de grupos da Libertadores. Essa será a primeira vez na história que o Botafogo disputará o principal torneio da América do Sul em três anos consecutivos.
Para conseguir tais feitos, o Botafogo utilizou os espaços deixados pelo Grêmio no meio-campo. Sem Arthur, o tricolor teve enorme dificuldade para conter as participações de Marlon Freitas, Danilo e Savarino. O trio de meias alvinegro participou dos dois primeiros gols da equipe, ainda na primeira etapa — logo após o segundo gol, Danilo saiu lesionado com dores na coxa esquerda.
Na etapa final, o Botafogo ainda levou um susto com o gol de André Henrique após falha de Léo Linck, mas Marçal tratou de tranquilizar o alvinegro em campo e concretizou a vitória que classificou o alvinegro para a Libertadores pela terceira vez em quatro anos de SAF. No fim, Carlos Vinícius ainda voltou a diminuir para o Grêmio.
No próximo domingo, o Botafogo volta a campo contra o Corinthians, na Neo Química Arena. Já o Grêmio receberá o Palmeiras, na terça-feira (25), às 21h30.


