Raphinha brilha com gol e assistências, Barcelona tritura Borussia Dortmund e fica perto da semi da Champions | Foto: Fútbol Club Barcelona
Com uma grande atuação de Raphinha, o Barcelona massacrou o Borussia Dortmund por 4 a 0, nesta quarta-feira (9), no Estádio Olímpico Lluis Companys, pelo jogo de ida das quartas da Uefa Champions League. O brasileiro foi o grande nome da partida, marcando um gol e dando duas assistências para Lewandowski e Lamine Yamal marcarem….
Com uma grande atuação de Raphinha, o Barcelona massacrou o Borussia Dortmund por 4 a 0, nesta quarta-feira (9), no Estádio Olímpico Lluis Companys, pelo jogo de ida das quartas da Uefa Champions League.
O brasileiro foi o grande nome da partida, marcando um gol e dando duas assistências para Lewandowski e Lamine Yamal marcarem. O polonês também se destacou, balançando as redes duas vezes.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FUTEBOL NACIONAL E INTERNACIONAL
SIGA O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
O resultado é excelente para os blaugranas, que abrem ótima vantagem e ficam muito perto da semifinal contra o vencedor do confronto Bayern de Munique x Inter de Milão.
Com o placar, o Barça pode até perder por três de diferença na Alemanha, na próxima terça-feira (15), que ainda assim segue em frente na competição europeia.
Já o Dortmund precisará de um verdadeiro “milagre” no Signal-Iduna Park: um triunfo por cinco gols de frente contra os líderes de LALIGA.
Caso o Borussia consiga devolver os quatro tentos de diferença, o duelo irá para a prorrogação. Permanecendo o resultado, a vaga será decidida nos pênaltis.
Em campo, o Barcelona começou a partida com ampla posse de bola (mais de 70%) e começou a criar vários oportunidades claras.
O domínio do time de Hansi Flick era evidente, e o placar foi aberto de forma até natural aos 25 minutos.
Após cruzamento na área, Iñigo Martínez ajeitou de cabeça e Cubarsí desviou com o pé. A bola já ia entrando, mas Raphinha “garantiu” o gol dando um carrinho e mandando para o fundo das redes.
O tento ainda teve que ser checado pelo VAR, já que o brasileiro estava no limite do impedimento. A tecnologia, porém, mostrou que sua posição era legal.
Na parte final do 1º tempo, o Borussia Dortmund melhorou um pouco e conseguiu criar duas chances claríssimas com o centroavante Guirassy.
No entanto, o guineense perdeu a primeira oportunidade de forma bizarra, e depois chutou na lateral da rede blaugrana.
Na volta do intervalo, porém, o Barça iniciou na pressão total e ampliou logo em seu primeiro bom ataque.
Aos 3 minutos, Lamine Yamal cruzou para Raphinha, que ajeitou de cabeça e viu Lewandowski, praticamente em cima da linha, só “cumprimentar” de cabeça para dentro.
Os catalães seguiram em cima e quase ampliaram aos 18, quando Fermín López chutou forte e carimbou a trave da equipe alemã.
Mas estava claro que o placar seria ampliado em breve, e isso aconteceu em 21: Lamine Yamal enfiou para Fermín López, que serviu Lewandowski para o doblete do polonês.
O Dortmund estava completamente perdido em campo, e os culés aproveitaram cada espaço dado pelos alemães para ampliarem ainda mais.
Aos 32, Raphinha arrancou pela esquerda e deu passe atravessado perfeito para Lamine Yamal, que finalizou de biquinho no canto para transformar a vitória em goleada.
O Borussia ainda tentou ensaiar uma reação com gol de Beier já nos minutos finais, mas o tento acabou anulado por impedimento claríssimo marcado ainda no campo.