quarta-feira, julho 30, 2025
spot_img
HomePolíticaAprovação de Lula sobe após tarifaço de Donald Trump, aponta Atlas/Bloomberg

Aprovação de Lula sobe após tarifaço de Donald Trump, aponta Atlas/Bloomberg

Foi constatada uma alta na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em nova da pesquisa AtlasIntel/Bloomberg publicada nesta terça-feira (15). O aumento é notado desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou aplicação de uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros destinados ao mercado estadunidense.

Para a pesquisa, foram entrevistados 2.841 brasileiros, entre os dias 11 e 13 de julho, a margem de erro apontada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A aprovação de Lula subiu de 47,3% em junho deste ano para 49,7% em julho, o maior percentual registrado este ano, enquanto sua desaprovação caiu de 1,5 pontos percentuais, passando de 51,8% no mês anterior para 50,3% em julho.

A percepção sobre o governo federal apresentou leve melhora entre junho e julho. O percentual de brasileiros que classificam a atual gestão como ótima ou boa subiu de 41,6% para 43,4%. Já em relação à medida anunciada por Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a maioria dos entrevistados, 62,2%, considera a decisão injusta. Por outro lado, 36,8% avaliam que a ação do ex-presidente dos Estados Unidos é justificável.

Ação do governo Lula

Após o anúncio de Trump, Lula informou que irá adotar a Lei da Reciprocidade Econômica para responder à investida norte-americana. A norma permite ao país adotar medidas como a suspensão de concessões comerciais e contratos de investimento, a aplicação de tarifas extras sobre produtos importados dos EUA e a interrupção de obrigações relacionadas à propriedade intelectual norte-americana, com o objetivo de reduzir os impactos internos.

Os entrevistados foram questionados se o presidente Lula representa o Brasil melhor ou pior do que o ex-presidente Bolsonaro no cenário internacional. Para 61,1% dos brasileiros, o petista reproduz uma imagem superior no plano internacional.

Na sua opinião, Lula representa o Brasil melhor ou pior que o Bolsonaro em plano internacional

Ao serem questionados sobre a resposta do governo brasileiro às tarifas impostas pelos Estados Unidos, 44,8% dos entrevistados consideraram a reação adequada, enquanto 25,2% a classificaram como fraca.

Como você avalia a reação do governo brasileiro diante das tarifas aplicadas pelo governo Trump sobre os produtos brasileiros

Na manhã desta terça-feira, iniciaram as primeiras reuniões entre representantes do governo federal e setores econômicos impactados pela nova tarifa imposta pelos Estados Unidos. O encontro tem como objetivo discutir possíveis estratégias de reação do Brasil diante da medida. A legislação brasileira prevê que iniciativas diplomáticas sejam priorizadas antes da adoção de sanções mais rígidas, conforme orienta a Lei da Reciprocidade Econômica.

Embora tenha sinalizado preferência pelo diálogo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não descartou a possibilidade de adotar uma tarifa de 50% sobre produtos norte-americanos, caso as negociações não avancem.

A pesquisa também investigou a percepção dos brasileiros sobre Donald Trump. Para 63,2% dos entrevistados, o ex-presidente dos EUA tem uma imagem negativa, enquanto 31,9% o veem de forma positiva.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES