quinta-feira, julho 31, 2025
spot_img
HomePolíticaAlckmin afirma que conversou com Secretário do Comércio dos EUA

Alckmin afirma que conversou com Secretário do Comércio dos EUA

O vice-presidente Geraldo Alckmin revelou, nessa quinta-feira (24), que se reuniu com o secretário de comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, no último sábado (19). A conversa, segundo ele, foi produtiva, embora tenha ocorrido a portas fechadas. A declaração foi feita na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MIDC), onde Alckmin comentou os desdobramentos da nova taxação anunciada pelos EUA.

Durante sua fala, Alckmin reiterou o interesse do Brasil em manter o diálogo com os Estados Unidos e buscar soluções negociadas. “Diálogo não é monólogo, então reiteramos a posição de negociação do Brasil”, afirmou o vice-presidente, ao destacar a disposição do governo brasileiro em construir pontes para evitar prejuízos comerciais.

A medida imposta pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que estipula uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, foi recebida com preocupação em Brasília. O governo agora atua em diversas frentes para tentar reverter a decisão da Casa Branca e minimizar os impactos à economia nacional.

Alckmin também destacou a articulação com o Legislativo, informando que se encontrou com um grupo de senadores que está se preparando para viajar aos Estados Unidos. A missão parlamentar tem como objetivo dialogar com setores econômicos americanos e buscar apoio para derrubar as novas tarifas.

Ele comentou, ainda, que os setores produtivos, tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos, estão mobilizados para enfrentar o impasse. Ao ser questionado sobre os minerais críticos — pauta sensível nas negociações bilaterais —, Alckmin afirmou que o tema tem potencial de avanço, mas preferiu não entrar em detalhes sobre os próximos passos das tratativas.

Na manhã desta quinta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou que a intenção do governo é resolver a situação no diálogo e na mesa de negociação.

Acredita Exportação

Alckmin anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar, em breve, a lei que cria o programa Acredita Exportação. A iniciativa tem como foco estimular a produção e exportação de produtos por micro e pequenas empresas, ampliando a inserção desses empreendimentos no mercado internacional.

Com a criação do programa, micro e pequenas empresas — inclusive aquelas enquadradas no Simples Nacional — poderão receber de volta os impostos pagos ao longo da cadeia produtiva de exportação. Essa medida visa tornar os pequenos negócios mais competitivos, reduzindo a carga tributária que hoje é um dos principais entraves para a exportação.

Segundo Alckmin, o Acredita Exportação é uma oportunidade para fortalecer a base exportadora do país e criar novas perspectivas de crescimento. “Com ele, essas empresas ganharão mais competitividade, a base exportadora do país crescerá e novas oportunidades de negócios surgirão”, afirmou o vice-presidente.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES