terça-feira, julho 15, 2025
spot_img
HomePolíticaAlagoas tem 10 barragens com classificação de alto risco para acidentes

Alagoas tem 10 barragens com classificação de alto risco para acidentes

A Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), órgão ligado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, divulgou um relatório que aponta que, em Alagoas, pelo menos 10 barragens estão classificadas como de alto risco para acidentes. Essa situação se deve ao descumprimento dos requisitos de segurança estabelecidos na legislação vigente.

Essas barragens de maior risco estão distribuídas nos municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro, Batalha, Penedo, Rio Largo, Palmeira dos Índios e Maceió. Além disso, o levantamento referente ao período 2024/2025 identificou outras 26 barragens no estado que apresentam risco médio de acidentes.

De acordo com o Relatório de Segurança de Barragens (RSB), um total de 241 barragens em todo o país foram classificadas com prioridade na gestão de risco. A ANA alerta que, em caso de acidentes envolvendo essas estruturas, há risco tanto para pessoas quanto para equipamentos essenciais, o que pode comprometer o fornecimento de serviços fundamentais. Essas barragens críticas estão localizadas em 24 unidades da Federação.

No panorama nacional, a maior parte das barragens consideradas prioritárias para gestão de risco pertence a empresas privadas, totalizando 96 estruturas. Em seguida, vêm os empreendedores públicos, responsáveis por 39 barragens, e as sociedades empresariais de economia mista, com 10. Há ainda 94 barragens sem informações claras sobre os responsáveis.

O Sistema Nacional sobre Segurança de Barragens registra cerca de 28.000 barragens cadastradas no país, sendo que 97% delas destinam-se ao acumulo de água, com 36% voltadas para serviços de irrigação, demonstrando a relevância desses reservatórios para o setor agrícola.

Em Alagoas, o número total de barragens cadastradas é de 165, das quais duas foram cadastradas somente este ano. No entanto, nenhuma dessas estruturas passou por inspeção no mesmo período. O relatório aponta que 36 barragens no estado possuem classificação de alto dano potencial associado, enquanto outras 18 apresentam risco médio.

Ainda segundo o documento, foram registrados 24 acidentes e 45 incidentes envolvendo barragens em todo o Brasil no ano de 2024. Esses eventos resultaram em duas mortes e diversos danos, incluindo destruição de vias públicas, rompimento de pontes, prejuízos a residências, desaparecimento de animais, interdição de estradas e impactos ambientais.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES