quarta-feira, setembro 17, 2025
spot_img
HomeAlagoasAlagoas completa 208 anos celebrando legado de Nise da Silveira em desfile...

Alagoas completa 208 anos celebrando legado de Nise da Silveira em desfile cívico estudantil

Em final de tarde ensolarado na orla de Jaraguá, sob o olhar atento da população alagoana, que compareceu maciçamente, milhares de estudantes das 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) abrilhantam o Desfile Cívico Estudantil da Rede Pública Estadual em celebração aos 208 anos de Emancipação Política de Alagoas, este ano homenageando os 120 da psiquiatra alagoana Nise da Silveira. O legado da psiquiatra que revolucionou e humanizou a saúde mental foi tema dominante dos 32 pelotões que percorreram as ruas do bairro de Jaraguá nessa terça-feira (16).

As escolas trouxeram para a Avenida da Paz as inúmeras contribuições da ilustre alagoana não apenas na medicina, onde revolucionou o mundo com o olhar humanizado e combate à violência no tratamento psiquiátrico, mas também na literatura, na pintura e artes em geral.

Orgulho

Destacando as belezas e riquezas naturais, culturais, econômicas e sociais do estado, o vice-governador Ronaldo Lessa, representando o governador Paulo Dantas, lembrou a importância desta data para o estado e do legado da psiquiatra.

“Temos uma terra abençoada: lar de Zumbi dos Palmares, Graciliano Ramos, Djavan, Jorge de Lima, Dandara, Hermeto Paschoal, que nos deixou recentemente. E de Nise da Silveira. Este desfile é uma oportunidade de celebrar o legado de uma alagoana que o mundo conheceu e respeitou. E as escolas contaram sua história de maneira belíssima, de maneira didática e com criatividade e imaginação”, avaliou Lessa.

O desfile foi prestigiado também pelas secretárias executivas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Sandra Vitorino e Sueleide Duarte, superintendentes, gerentes especiais de Educação e convidados. Representando a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, a secretária Sueleide Duarte enfatizou o trabalho pedagógico realizado pelas escolas durante todo o ano letivo, culminando nas apresentações trazidas no desfile.

“É com muita alegria que o governador Paulo Dantas e nossa secretária Roseane Vasconcelos trouxeram esse momento tão esperado pela população alagoana e que, este ano, homenageou uma das mulheres mais importantes de Alagoas, do Brasil, e do mundo, que é a psiquiatra Nise da Silveira. Durante meses, as escolas estudaram o seu legado, sua proposta, seu olhar humanizado. E tudo isso culminou no desfile cívico que vimos hoje”, contou.

Criatividade

E não faltou criatividade às escolas para contar a história de Nise.

De Minador do Negrão, a fanfarra da Escola Estadual Belarmino Vieira Barros trouxe para a avenida um pouco da história da médica, abordando não só os seus métodos de tratamento, mas também as suas paixões.

“Nise é importante não só para nosso estado, mas também para o mundo. Nossa apresentação trouxe o contexto do que foi a sua vida: os ateliês onde os seus pacientes se expressavam por meio de pinturas, inclusive com as mandalas que eram temas constantes destes quadros, e a representação de uma de suas pacientes mais famosas, Adelina Gomes. E também sua paixão por gatos, que estavam presentes no seu método de terapia”, revelou Tácia Gomes, articuladora de ensino da escola.

E falando dos felinos por quem Nise nutria tanto carinho, a estudante Vitória Araújo encantou o público com sua fantasia de gato preto. A indumentária, que levou quase um mês para ficar pronta, tinha um capacete articulado que, ao apertar um botão, encobria o rosto da estudante com a face de um gato.

“É uma emoção enorme estar aqui e trazermos um tema tão importante como a saúde mental, ainda mais neste mês do Setembro Amarelo. É o meu sexto desfile e é sempre uma alegria vir a Maceió nesta data”, revelou a garota.

Também não faltaram alunas caracterizadas como Nise no desfile, a exemplo das estudantes Lídia Braziliano, da Escola Estadual Manoel de Araújo Dória, de Maceió, e Helen Soares, da Escola Estadual Atanagildo Brandão, de Maravilha.

Natural de Brasília, Lídia estava em seu primeiro desfile. “Não nasci em Maceió e este é meu primeiro desfile. Pude conhecer mais sobre a Nise e também sobre a história de Alagoas”, contou Lídia, aluna do 6º ano do ensino fundamental.

Já Helen foi a vencedora da melhor redação da 6ª GEE, que compreende Santana do Ipanema e região. Cada pelotão trazia consigo uma fanfarra e também a escola da regional cujo/a estudante foi autor/a do texto vencedor sobre a história de Nise.

“Estou concluindo o ensino médio este ano e fico feliz em poder me despedir neste desfile lindo. Agradeço à Seduc e a minha escola por ter esta oportunidade. Com Nise, aprendi a ter um olhar diferente para as pessoas e esta foi a inspiração para o meu texto”, contou Helen.

Grande dia

Professores das escolas Manoel de Araújo Dória e Atanagildo Brandão contam como seus estudantes se prepararam para o dia do desfile.

“Por meio de telas e aquarelas, contamos como Nise trouxe um trabalho mais humanizado para a psiquiatria. E também reproduzimos em um pergaminho a crônica elaborada pela nossa aluna Helen”, informou Josivânia Alencar, uma das gestoras da Escola Atanagildo Brandão. “Trouxemo uma leitura do que foi a vida da Nise da Silveira e também um pouco da arte de Maravilha, um processo que mobilizou todos os professores da escola”, complementou o professor Jamis Luit.

Já Andréa Tenório, uma das gestoras da Escola Estadual Manoel de Araújo Dória, contou que trabalhar a temática da vida e legado de Nise da Silveira foi prazeroso para os estudantes. “Toda a escola se empenhou bastante em trabalhar este tema tão atual e importante, que é a saúde mental”, resumiu.



Fonte: TV Alagoas

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES