Alagoas realiza, nesta sexta-feira (1), um ato em celebração aos 40 anos da redemocratização brasileira. A cerimônia acontecerá no IFAL- Maceió, no Centro, e reunirá movimentos sociais, universidades, lideranças políticas e entidades populares, com adesão de 11 partidos comprometidos com os valores democráticos.
Homenagens:
Durante o evento, será concedida a *Ordem do Mérito Constituinte de 1988* aos parlamentares alagoanos vivos e em memória, que participaram da elaboração da Constituição Federal.
Serão também agraciados com a *Ordem do Mérito Memória e Democracia* os idealizadores do ato: Regis Cavalcante e o vice-governador Ronaldo Lessa, coordenador-geral do movimento “40 Anos da Redemocratização”. Ambos lideraram iniciativas importantes pela democracia no estado.
Constituintes homenageados:
* Vivos:
José Costa
José Thomaz Nonô
Renan Calheiros
Teotônio Vilela Filho
* In memoriam:
Albérico Cordeiro
Antônio Ferreira
Eduardo Bomfim
Geraldo Bulhões
Roberto Torres
Vinícius Cansanção
Divaldo Suruagy
Guilherme Palmeira
? Debate sobre Ditadura e Democracia
A programação inclui mesa de debate, que terá como tema *”História, Política, Cultura e Democracia”*, mediada pelo advogado Moacir Rocha, com participação de:
* Geraldo de Majella – historiador e autor de “A Voz do Povo”;
* Ênio Lins – jornalista;
* Luciana Santana – cientista política da UFAL e coordenadora geral da Câmara de Estudos Políticos.
Defesa da memória e da democracia
O ato reforça o compromisso com a Constituição de 1988, a memória da transição democrática e o enfrentamento às ameaças ao Estado Democrático de Direito. Estarão presentes movimentos sociais, coletivos culturais, sindicatos, universidades, lideranças tradicionais e representantes populares – todos fundamentais na consolidação dos valores democráticos no estado e no país.
Celebrar essa história é resistir
Em 1985, o Brasil encerrou um ciclo sombrio de autoritarismo e iniciou sua reconstrução democrática. A Lei da Anistia, as Diretas Já e a Assembleia Nacional Constituinte (1987–1988) foram etapas decisivas para a criação da *Constituição Cidadã* – símbolo dos direitos civis, da justiça social e da soberania popular.
Lembrar os 40 anos da redemocratização é um ato de resistência e de afirmação de um futuro justo, livre e plural.
*? Serviço
* Local: IFAL Campus Maceió Centro – Avenida do Ferroviário, 530
* Data: 1° de agosto de 2025 (sexta-feira)
* Horário: A partir das 9h (certificação gratuita)
* Inscrições para certificados: [Doity.com.br/40-anos-de-redemocratizacao–alagoas-presente](https://doity.com.br/40-anos-de-redemocratizacao-alagoas-presente)