Por meio de nota, a liderança da oposição na Câmara dos Deputados criticou a operação da Polícia Federal que teve como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta sexta-feira (18). No texto, os parlamentares acusam a ação de piorar o desgaste da imagem do Brasil no cenário internacional e afirmam que o episódio representa “escalada autoritária, sem qualquer freio institucional”
A Polícia Federal realizou buscas na casa de Jair Bolsonaro, em Brasília, e na sala que ele utiliza na sede nacional do PL, também na capital. Parlamentares da oposição alegam que a operação pode aprofundar tensões diplomáticas e comerciais com os Estados Unidos, agravando ainda mais a imagem do Brasil no exterior.
“Além do atentado institucional, é impossível ignorar a dimensão humanitária dessa decisão. Jair Bolsonaro é um homem idoso, com graves problemas de saúde, que não representa qualquer risco de fuga – inclusive está com o passaporte retido por decisão anterior”, informou a nota.
Os advogados de Jair Bolsonaro afirmaram que só irão se manifestar no momento adequado, após terem acesso ao conteúdo da decisão judicial, que ainda não foi disponibilizada à defesa.