Ao todo, Dorival Júnior comandou a seleção brasileira em 16 partidas, com sete vitórias, sete empates e somente duas derrotas. O treinador deixou o Brasil na quarta colocação das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, com 21 pontos conquistados — 10 a menos que a líder Argentina —, e foi eliminado nas quartas de final a Copa América de 2024.
Dorival Júnior foi comunicado da demissão durante uma reunião, nesta sexta-feira, marcada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Nesta conversa, o dirigente da entidade procurou entender as questões do trabalho do treinador, mas também o informou de sua saída imediata.
Segundo apurou o Blog do Diogo, o nome de Jorge Jesus, ex-Flamengo e atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita, ganhou força nos bastidores para substituir Dorival Júnior no comando da seleção brasileira. O técnico português foi oferecido e o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues ainda avalia se fará um investimento.
Apesar da preferência inicial por Carlo Ancelotti, do Real Madrid, a espera para depois do Mundial de Clubes fez a CBF ponderar a necessidade de um treinador que poderia assumir de imediato. Nesse cenário, Jorge Jesus sinalizou que não teria esse impeditivo, e poderia até pagar a própria multa para deixar o clube saudita antes do meio do ano.