Os Ecopontos têm papel significativo para manter uma cidade limpa. Os equipamentos foram instalados pela Prefeitura de Maceió para receber materiais recicláveis, restos de poda de árvores, volumosos e resíduos da construção civil de até um metro cúbico. O serviço oferecido pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) é gratuito.
Para ampliar a adesão dos maceioenses na utilização dos equipamentos, foi criado o projeto Ecoponto Aqui. Mais uma edição ocorreu na manhã dessa segunda-feira (24), no bairro do Vergel do Lago, próximo do local onde o equipamento está instalado. Lá, os educadores da Autarquia percorreram a localidade, porta a porta, orientando os moradores sobre a capacidade de receber materiais que são jogados de forma irregular em alguns pontos da cidade.
José Edvaldo mora no Dique Estrada há mais de 20 anos e utiliza o Ecoponto. “Conheci na época que foi instalado e apoio a utilidade dele. Eu uso sempre que preciso descartar algo. Tudo que é feito para cuidar do meio ambiente é bom e é benéfico para a população do bairro”, disse.
A coordenadora-geral dos Ecopontos, Ângela Silva, apontou que o projeto vai aumentar a adesão dos maceioenses, que devem utilizar o equipamento da região para o descarte correto de materiais.
“Em termos de adesão, as pessoas passaram a conhecer o local e a sua serventia. Com isso, evitaremos o descarte irregular nas calçadas, áreas públicas e córregos do bairro, beneficiando os moradores em tempos de chuva e no dia a dia, sem a possibilidade de fiscalização de ratos e outras declarações”, afirmou.

As atividades do Ecoponto Aqui contaram com a participação dos profissionais da Ecoleta, responsáveis ??por fazer o recolhimento de unidades na região com um triciclo elétrico e dos jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas que fazem a coleta domiciliar em Maceió.
Foto: Tháchyna Lorena/Ascom Alurb