O governo do Irã declarou que suas Forças Armadas estão preparadas para reagir a qualquer eventual ataque dos Estados Unidos. A afirmação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, nessa quarta-feira (28), em meio às recentes ameaças do presidente norte-americano, Donald Trump.
Em comunicado publicado na rede social X, Araghchi afirmou que o aparato militar iraniano está em estado de alerta máximo. Segundo ele, as tropas estão prontas para responder de forma imediata e contundente a qualquer agressão contra o território, o espaço aéreo ou as águas do país.
A declaração ocorre após Trump afirmar que o Irã poderia sofrer um ataque “muito pior” do que os bombardeios registrados no último ano, caso o governo do aiatolá Ali Khamenei se recuse a negociar um novo acordo nuclear com os Estados Unidos.
Desde o início do ano, o presidente norte-americano tem intensificado as ameaças de intervenção no país persa, citando os protestos internos e a crise econômica enfrentada pelo Irã como justificativas para uma possível ação.
Para Teerã, no entanto, as manifestações não são espontâneas. O governo iraniano sustenta que os protestos estariam sendo estimulados por Washington, com apoio direto a grupos internos, como parte de uma estratégia para desestabilizar o regime iraniano.


