As forças de segurança do Distrito Federal irão acompanhar, desde o início no território brasiliense, a caminhada promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A mobilização começou em Paracatu (MG) na segunda-feira (19/1) e segue em direção a Brasília (DF), em um percurso superior a 200 quilômetros. A chegada à capital está prevista para o domingo (25/1).
Com a proximidade do fim do trajeto, apoiadores de Bolsonaro organizam caravanas para participar do ato no momento da chegada a Brasília, ampliando a mobilização convocada pelo parlamentar.
De acordo com Nikolas Ferreira, a caminhada tem caráter de manifestação em defesa da “justiça e liberdade” no país, além de expressar apoio a Bolsonaro e às pessoas condenadas pelos atos de 8 de Janeiro.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informou que a Polícia Militar do DF (PMDF) passará a acompanhar o grupo assim que ele entrar no território do DF. A atuação, segundo a pasta, será pautada pela garantia do direito à livre manifestação, desde que ocorra de forma pacífica e dentro da legalidade. Até o momento, o monitoramento do deslocamento tem sido realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Como suporte às equipes de segurança, os manifestantes serão acompanhados por meio de câmeras e drones, com imagens transmitidas em tempo real ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Representantes de órgãos locais e federais também estarão no local, o que deve permitir respostas mais rápidas a eventuais situações.
Ainda não há previsão de bloqueios totais de vias. Caso intervenções pontuais no trânsito se façam necessárias, a SSP-DF informou que elas serão temporárias e previamente comunicadas, com o objetivo de reduzir impactos na mobilidade urbana e assegurar a segurança viária.
Por se tratar de uma operação considerada estratégica e sujeita a mudanças, a pasta optou por não divulgar o número de agentes envolvidos. Segundo a SSP-DF, o efetivo será definido com base em análises técnicas de risco e poderá ser ajustado a qualquer momento, conforme a evolução do cenário.


