O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, se reuniu na noite de segunda-feira (12/1) com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), na Bahia, reduto eleitoral do senador. O encontro foi confirmado pelo próprio Otto à reportagem do Metrópoles.
Segundo Alencar, ele aguarda a mensagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para encaminhar a indicação de Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF). A previsão é que a comunicação seja enviada ao Senado assim que o Congresso retornar do recesso parlamentar, no dia 2 de fevereiro.
Sobre a sabatina de Messias, Otto evitou comentar datas e destacou que não costuma questionar os senadores sobre suas intenções de voto, uma vez que a votação é secreta, classificando tais perguntas como “deselegantes”.
O encontro entre Messias e Otto acontece após um embate político entre Executivo e Legislativo, que envolveu a preferência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), por Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a Suprema Corte. A situação já foi pacificada.
Ainda de acordo com fontes próximas, Messias deve continuar conversando com senadores nos próximos dias para fortalecer sua articulação e ampliar o apoio necessário para assumir uma cadeira no STF.


