O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) comentou nesta terça-feira (30) sobre o estado de saúde do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, após ele passar por um novo procedimento médico. Segundo Carlos, Jair Bolsonaro já está no quarto do Hospital DF Star, em Brasília, depois de uma cirurgia realizada à tarde que durou três horas para conter um quadro de soluços.
Nas redes sociais, Carlos Bolsonaro desabafou: “Estamos todos exaustos, exauridos, dilacerados! É uma injustiça sem precedentes!”.
O ex-presidente está internado desde a véspera de Natal no Hospital DF Star. De acordo com o boletim médico divulgado na noite desta terça-feira, Bolsonaro será submetido a uma endoscopia digestiva alta na quarta-feira (31) para avaliação do refluxo gastroesofágico.
Segundo o boletim, ele segue em fisioterapia respiratória, terapia de CPAP noturno e medidas preventivas para trombose, enquanto continua sob acompanhamento da equipe médica.
Inicialmente, Bolsonaro havia sido internado para a realização de uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral. No entanto, devido ao quadro constante de soluços, precisou passar por mais três procedimentos, sendo o mais recente realizado na tarde desta terça-feira.
Todos os procedimentos foram realizados no nervo frênico, responsável pela contração involuntária do diafragma. De acordo com os médicos, o ex-presidente só deve receber alta após a virada do ano.
O histórico recente de procedimentos inclui: em 25 de dezembro, cirurgia para hérnia inguinal bilateral; no dia 27, bloqueio do nervo frênico do lado direito; no dia 29, novo bloqueio do mesmo nervo; e nesta terça-feira, reforço do bloqueio.
Condenado e preso por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro recebeu autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para realizar os procedimentos. No entanto, parentes não podem levar celulares ao quarto do ex-presidente.
Desde que foi atingido por uma facada na região da barriga durante a campanha de 2018, Bolsonaro apresenta problemas intestinais, que se agravaram a partir de 2023, após o fim de seu mandato e o retorno dos Estados Unidos.


