A informação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) designou o filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como candidato à Presidência da República em 2026 surpreendeu parte dos apoiadores do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Integrantes do círculo próximo ao governador ainda mantinham expectativa de que ele seria o nome indicado pelo ex-mandatário para representar o grupo na disputa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.
Após o próprio Flávio confirmar que será o candidato, apoiadores da família Bolsonaro e de Tarcísio contataram relatando que tomaram conhecimento da decisão por meio da imprensa.
Apesado do tom de surpresa, a avaliação de alguns colaboradores é que, embora Tarcísio nunca tenha sido descartado, sempre houve a percepção de que o ex-presidente optaria por manter a liderança da chapa com um integrante do próprio núcleo familiar.
De acordo com um aliado próximo ao governador, caso Tarcísio fosse o escolhido, o entendimento é que o anúncio ocorreria apenas no início de 2026, próximo ao prazo para desincompatibilização do cargo.
Além disso, segundo essa interpretação, anunciar desde já que Tarcísio seria o candidato ao Palácio do Planalto ampliaria os ataques contra ele, colocando o governador paulista como alvo prioritário de opositores do campo petista.


