A três rodadas do fim do Brasileirão, sete torcidas ainda temem o pior desfecho do ano para seu clube de coração: o rebaixamento. Três delas, no entanto, não terão como escapar da Série B em 2026. Quais farão companhia ao Sport na segunda divisão? Juventude, Fortaleza, Santos, Vitória, Internacional, Ceará e Vasco têm 9 pontos…
A três rodadas do fim do Brasileirão, sete torcidas ainda temem o pior desfecho do ano para seu clube de coração: o rebaixamento. Três delas, no entanto, não terão como escapar da Série B em 2026. Quais farão companhia ao Sport na segunda divisão? Juventude, Fortaleza, Santos, Vitória, Internacional, Ceará e Vasco têm 9 pontos em disputa — ou 12, no caso do time do Leão do Pici — para não se juntar aos pernambucanos.
Para alguns, a matemática está bem complicada. O número mágico para não correr qualquer risco seria 48 pontos. Mas três times sequer podem alcançar tal pontuação: Juventude, Fortaleza e Santos. Não quer dizer, porém, que não há chances de escapar com menos pontos, desde que haja uma grande combinação de resultados e vitórias em confrontos diretos.
É tudo de que precisam Juventude e Fortaleza, que estão na 19ª e 18ª posições, respectivamente. O time de Caxias do Sul, na verdade, requer quase um milagre. A probabilidade de cair é de praticamente 98%, segundo os cálculos do Bola de Cristal, ferramenta do GLOBO criada em parceria com o Departamento de Matemática da UFMG.
Com apenas nove pontos em disputa, a equipe, que enfrenta o Bahia na sexta-feira, só pode chegar a 42 pontos. As chances de vencer os três jogos — além dos baianos, o Juventude pega o Santos e o Corinthians — e de apenas 3,1%. E ainda que isso aconteça, os gaúchos terão quase 50% de disputar a Série B.
A situação do Fortaleza não é menos crítica. Ainda que tenha quatro jogos pela frente (Bragantino, Atlético-MG, Corinthians e Botafogo, quase todos com poucas ambições nessa reta final), o time cearense tem probabilidade quase nula de vencer todas as partidas que lhe restam. Até mesmo chegar aos 43 pontos, uma pontuação que costuma salvar degola, é bem difícil.
— Se o Fortaleza terminar a competição com 43 pontos, ele teria 31,3% de risco de ser rebaixado. Mas a questão importante aqui é que o time possui apenas 8,8% de chances de terminar com mais de 42 pontos — explica Gilcione Nonato, matemático da UFMG responsável pelos cálculos da Bola de Cristal.
Ao que indica a estatística, a briga ferrenha será para evitar a última vaga na Série B. E Vitória e Santos são os principais candidatos do momento.O time baiano, que tem 39 pontos e é o primeiro fora da zona de rebaixamento, leva certa vantagem sobre a equipe de Neymar, em 17º lugar, com 38 pontos.
A probabilidade de o Vitória terminar com mais de 42 pontos é de 20%, maior que a do Santos, com 17%. Porém, ambos têm riscos bem próximos de rebaixamento caso somem 43 pontos: 29,7% dos baianos contra 30,6% dos santistas.
Apesar das probabilidades abaixo dos 10%, os torcedores de Internacional, Ceará e Vasco ainda não respiram aliviados. Os vascaínos, inclusive, foram cobrar empenho do time nesta terça-feira no Centro de Treinamento. O cruz-maltino tem jogo decisivo contra o Internacional na sexta-feira em São Januário.
Com apenas 2,1% de risco de queda, um empate em nove pontos disputados praticamente resolve a vida do Vasco.
— Com 43 pontos, o Vasco terá apenas 5,1% de risco de ser rebaixado, e o time tem praticamente 94% de chances de fazer pelo menos um ponto em três jogos — diz Gilcione.


