No segundo turno das eleições de 2022, a vitória de Paulo Dantas (MDB) foi consolidada no interior do Estado, especialmente no agreste e sertão. Desde o início da sua gestão, o governador tem avançado politicamente em outras regiões e agora parece determinado a conquistar a capital e sua região metropolitana.
Maceió virou naquela disputa contra Rodrigo Cunha (Pode) – hoje vice-prefeito de JHC – um território arredio a Paulo Dantas e ao seu partido, o MDB. O governador, no entanto, tem conseguido melhorar a popularidade na capital e agora avança para derrubar últimas as barricadas políticas construídas por seus adversários para conquistar a cidade – politicamente, claro.
Depois de lançar a campanha “Alagoas faz a Grande Maceió maior”, com um pacote de obras da ordem de R$ 5 bilhões, Paulo Dantas começa a colher frutos. O aumento de sua popularidade, atestado pelo Real Time Big Data, não é obra do acaso.
O governador passou a fazer uma comunicação mais próxima da população e mais intensa, com forte presença nas redes sociais. Um dos esfeitos desse novo momento é o aumento da aprovação em todo o Estado – principalmente na capital.
Divulgada nessa terça-feira (25), a pesquisa do instituto Real Time Big Data, revela que o governador alcançou 68% de aprovação pessoal — um dos maiores percentuais desde o início do seu mandato — e 78% de avaliação positiva da gestão. Os números são melhores do que o levantamento anterior, divulgado em setembro de 2025.
Foram entrevistados 1.200 eleitores alagoanos entre os dias 21 e 24 de novembro. A margem de erro é e 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
Indicadores recentes da aprovação
• Real Time Big Data (nov/2025; 1.200 entrevistas): aprovação ao governador — 68%; desaprovação — 30%. (Folha de Alagoas)
• Avaliação da gestão: 78% consideram o governo ótimo, bom ou regular (39% ótimo/bom; 39% regular). Apenas 20% julgam a administração ruim ou péssima; 2% não souberam responder. (Folha de Alagoas)
• Comparativo com levantamento anterior (set/2025): a aprovação ao governo era de 66%, com avaliação positiva de 77%.
Não é mera coincidência
Os resultados desta última pesquisa coincidem com uma ofensiva de obras e programas do governo estadual — em especial, o pacote de investimentos de R$ 5 bilhões anunciado para a Grande Maceió. A iniciativa representa o maior volume de recursos já destinado de uma vez à região metropolitana, com foco em infraestrutura, mobilidade, saneamento, saúde, habitação e geração de emprego.
Além disso, o governador tem mantido agenda intensa no interior do Estado e ampliado a presença na capital. A soma dessas ações pode – e deve – estar refletida nesses indicadores crescentes de popularidade.
Influência
Para o pleito de 2026, o reforço na imagem de Paulo Dantas representa uma vantagem estratégica. Com elevada aprovação, o governador amplia sua capacidade de influenciar alianças, indicar candidatos e mobilizar apoio para seus aliados — especialmente em um cenário de disputa equilibrada pelo governo e pelo Senado.
Na prática, maior aprovação fortalece a estrutura de base do governo, tornando mais difícil para adversários romperem a onda de aprovação e eleitoralmente, confere a Dantas — e aos seus apoiados — melhor visibilidade, credibilidade administrativa e resiliência política diante de disputas acirradas.
Fonte: Blog de Edivaldo Junior


