OPERAÇÃO
A Polícia Federal cumpriu ontem mandado de busca e apreensão em Palmeira dos Índios, em uma operação de combate a crimes de apologia ao nazismo, racismo e incentivo a ataques violentos. As investigações identificaram um perfil em rede social com símbolos nazistas, mensagens de exaltação ao Holocausto, comentários racistas e incitação a massacres.
A movimentação nos bastidores da Assembleia Legislativa indica que o MDB poderá sofrer abalos na sua bancada de 14 deputados nas eleições de 2026, podendo o PSD, que será dirigido pelo Governador Paulo Dantas, ser o diferencial das estratégias partidárias para os próximos embates.
Com a perspectiva de o partido atrair mais filiados com mandatos, sobretudo na Assembleia Legislativa, o Governador projeta um PSD forte e que possa disputar com sucesso cargos majoritários a partir de 2027.
PONTO FINAL
Finalmente, depois de muita polêmica entre o senador Renan Calheiros e o deputado Arthur Lira, o Senado aprovou o projeto de lei de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, tendo como relator o senador Renan Calheiros. A matéria será enviada para a sanção do presidente Lula para vigorar a partir do próximo ano.
REFORÇO
Mesmo que admita não disputar qualquer cargo eletivo em 2026, Paulo Dantas tem trabalhado para reforçar o PSD no Estado visando a eleições futuras, atraindo para o partido novas lideranças, sobretudo no interior.
GARANTIDO
Entretanto, o compromisso com as candidaturas de Renan Filho ao governo do Estado e de Renan Calheiros ao Senado nas próximas eleições está mantido, visualizando-se apenas novas composições somente a partir de 2027.
MARKETING
Bom no marketing político, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, atraiu a atenção do eleitorado com a viagem de caminhão até Belém do Pará, onde se realizará a COP30, uma conferência que debaterá soluções climáticas e representará um marco para a agricultura familiar.
SEM COMPROMISSO
Como a bancada do MDB na Assembleia Legislativa segue a orientação do Presidente Marcelo Victor, pelo grau de confiança que obteve dos seus colegas de parlamento, nada mais natural que muitos dos atuais deputados, se reeleitos, acompanhem MV no novo projeto em discussão.
GOSTO POPULAR
O vice-governador Ronaldo Lessa sabe que a empreitada é difícil, mas está discutindo com instituições a elaboração de um projeto que possibilite a tarifa zero para usuários do transporte coletivo na região metropolitana de Maceió. É difícil – pois ninguém sabe quem bancaria -, mas é um assunto que cai bem no gosto popular, principalmente em época de campanha política.
LUTO
A juíza Ana Raquel da Silva Gama, que atuava na 7ª Vara de Família da Comarca de Arapiraca, faleceu terça-feira (4), vítima de infarto, enquanto viajava para outro estado. Com mais de duas décadas dedicadas à magistratura, Ana Raquel era reconhecida por sua atuação firme, ética e sensível nas causas familiares. Em nota, a OAB Arapiraca expressou solidariedade aos familiares, colegas e amigos. O sepultamento será no sábado (8), em Maceió.
Fonte: Blog do Fatos & Notícias


