A Secretaria de Saúde de Maceió iniciou, nesta segunda-feira (22), as ações da Semana Municipal de Combate à Hanseníase com uma capacitação para atualizar e qualificar os profissionais da Atenção Primária, no que se refere à prevenção e métodos para diagnóstico. O encontro, que ocorreu no auditório da SMS, no Centro, foi voltado para médicos e enfermeiros da rede pública municipal.
A capacitação foi ministrada pelo médico hansenólogo, Apolônio Carvalho, que discorreu sobre a importância de observar os sintomas nos usuários, ter um olhar sensível aos casos sintomáticos para que se feche um diagnóstico, ou, em caso de suspeita, encaminhar para uma consulta especializada, a fim de obter um diagnóstico precoce, para que a doença não se desenvolva ou se torne crônica.
Vânia Barbosa, responsável técnica do programa do Controle da Hanseníase da SMS, reforça que o intuito da capacitação é preparar os profissionais para essa demanda, que muitas vezes é uma doença que o usuário não sabe que está em desenvolvimento em seu organismo, por não sentir dor, mas há perda de sensibilidade.
O intuito é que os profissionais busquem casos sintomáticos e encaminhem para as Unidades de Referência. Muitas vezes, os pacientes não pensam que aquela mancha pode ser hanseníase e nem tem o conhecimento que, ao desenvolver à doença, pode afetar coordenação motora e outros agravos. Então, queremos que os profissionais estejam habituados e atentos aos sinais assintomáticos para fechar diagnóstico, ou prevenir, e até encaminhar para Centros de Referência. Isso além de prevenção e cuidado com à saúde e conscientização, destacou Vânia Barbosa.
Capacitação conta com participação de médicos e enfermeiros da Atenção Primária. Foto: Ascom SMS