quarta-feira, setembro 17, 2025
spot_img
HomePolíticaAnistia: deputado do PL admite que não há votos para aprovar urgência

Anistia: deputado do PL admite que não há votos para aprovar urgência

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) reconheceu que a base bolsonarista ainda não possui votos suficientes para aprovar a urgência do projeto de anistia, que está previsto para ser votado nesta quarta-feira (17/9) na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a diferença ainda estaria entre 15 e 20 votos.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Gayer acusou o governo Lula de atuar intensamente nos bastidores para barrar a proposta. De acordo com o parlamentar, o “outro lado” trabalhou “durante a madrugada” para reverter apoios e convencer deputados a mudarem de posição.

“A estratégia deles é impedir que a urgência passe hoje. Estão indo de gabinete em gabinete, tentando convencer e, em alguns casos, intimidar os parlamentares favoráveis à anistia”, disse o deputado, enfatizando a mobilização do governo para barrar a votação.

A votação da urgência é considerada fundamental pela oposição, pois permitiria que o projeto de anistia fosse apreciado diretamente no plenário, sem precisar passar pelas comissões da Câmara, como a de Constituição e Justiça (CCJ). Esse atalho legislativo é visto como essencial diante da resistência em algumas instâncias.

No período da tarde desta quarta-feira, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve reunir os líderes partidários para discutir exclusivamente os rumos do projeto de anistia. A expectativa é de uma negociação mais intensa nas próximas horas.

Entre as lideranças, circula a proposta de um texto alternativo, com penas mais brandas. No entanto, a insatisfação do Centrão com a posição do PT na chamada “PEC da Blindagem” tem dificultado o consenso. Esse grupo prefere votar uma anistia “ampla, geral e irrestrita”, como foi defendido por parte da oposição.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES