Divulgada nesta quarta-feira (17), a pesquisa Genial/Quaest mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registra 46% de aprovação e 51% de desaprovação. O levantamento também abordou a postura do Brasil diante do presidente dos EUA, Donald Trump: 64% dos entrevistados consideram correta a atuação do governo Lula na defesa da soberania nacional.
Em julho, Donald Trump adotou medidas duras contra o Brasil, impondo tarifas de 50% sobre exportações de produtos como carne bovina e café. O então presidente norte-americano também sancionou o ministro do STF Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky e exigiu que fosse suspenso o processo que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos de prisão.
No domingo (14), o presidente Lula usou um artigo no The New York Times para se posicionar diretamente contra Donald Trump. No texto, ele reforçou que a condenação de Jair Bolsonaro “não é uma caça às bruxas” e afirmou de forma enfática que a democracia e a soberania do Brasil não podem ser negociadas, mesmo frente às altas tarifas impostas pelos Estados Unidos.
De acordo com o levantamento, os brasileiros consideram que, ao proteger a soberania do país, Lula está:
▪️ Certo: 64%;
▪️Errado: 26%;
▪️Não souberam/não responderam: 10%.
O levantamento também aponta que 46% dos brasileiros aprovam o governo de Lula, enquanto 51% desaprovam. Os números se mantêm iguais aos de agosto, indicando estabilidade na avaliação da população. Além disso, 3% dos entrevistados não souberam ou optaram por não responder.