O Fluminense manifestou em suas redes sociais o pesar pela morte do músico Hermeto Pascoal. “O Fluminense FC lamenta profundamente a morte do ícone da música brasileira Hermeto Pascoal. Homenageado pelo clube no ano passado com o título de “Tricolor Ilustre”, ele faleceu hoje aos 89 anos, deixando um importante legado para a arte do…
O Fluminense manifestou em suas redes sociais o pesar pela morte do músico Hermeto Pascoal.
“O Fluminense FC lamenta profundamente a morte do ícone da música brasileira Hermeto Pascoal. Homenageado pelo clube no ano passado com o título de “Tricolor Ilustre”, ele faleceu hoje aos 89 anos, deixando um importante legado para a arte do país”.
Hermeto venceu três vezes o Grammy Latino e recebeu em 2023 o título de doutor honoris causa da Juilliard, prestigiosa escola de artes.
ÍCONE DA MÚSICA BRASILEIRA
Hermeto Pascoal, um dos maiores nomes da música brasileira e mundial, faleceu neste sábado (13), aos 89 anos, deixando um vazio irreparável no cenário artístico. Conhecido como “o bruxo dos sons”, ele transformou a forma de se fazer música, explorando timbres e sonoridades únicas.
Sua partida aconteceu no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, cercado por familiares e amigos, enquanto seu grupo musical seguia no palco, mantendo viva sua essência de união entre vida e arte. A causa da morte não foi divulgada.
ALBINO DE ORIGEM HUMILDE
Nascido em Lagoa da Canoa, distrito de Arapiraca (AL), Hermeto desde cedo demonstrou genialidade. Autodidata, aprendeu acordeão ainda criança e nunca parou de reinventar instrumentos, criando melodias com objetos inusitados.
Sua criatividade rompeu fronteiras e encantou nomes como Miles Davis, que o considerava “o músico mais impressionante do mundo”.
Alvo de admiração mundial, deixou seis filhos, 13 netos e dez bisnetos, além de uma obra marcada pela improvisação e pelo experimentalismo.
Hermeto fez da música um universo infinito, em que a natureza, o cotidiano e a imaginação se transformavam em poesia sonora. Seu legado permanecerá eterno na cultura brasileira.