quarta-feira, setembro 10, 2025
spot_img
HomePolíticaRonaldo Medeiros destaca início do julgamento de Jair Bolsonaro

Ronaldo Medeiros destaca início do julgamento de Jair Bolsonaro

Durante a sessão plenária desta terça-feira, 9, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) destacou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), classificando o momento como um marco importante para a democracia brasileira. O parlamentar ressaltou o voto do relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, que apontou Bolsonaro como líder de uma tentativa de golpe de Estado.

Para Medeiros, o julgamento comprova, com base em depoimentos e provas documentais, o envolvimento do ex-presidente em atos que colocaram em risco a soberania nacional. “O ministro Alexandre de Moraes firmou o que todos nós já tínhamos conhecimento: que Bolsonaro foi líder golpista e que todas as acusações foram comprovadas por depoimentos e atos”, afirmou o deputado em plenário.

Ronaldo Medeiros também elogiou a condução do processo como exemplo de um sistema de justiça que respeita o contraditório e o direito de defesa. “O Brasil, com isso, ao final do julgamento, terá dado uma vacina contra os golpistas. É importante para o País lembrar que a soberania nacional está acima de qualquer desejo ou interesse. O Brasil dá um grande exemplo para o mundo com esse julgamento justo e democrático, no qual foram ouvidas todas as testemunhas e foi assegurado o direito de defesa aos réus”, completou.

O deputado ressaltou que é a primeira vez que um ex-presidente da República é julgado por tentativa de golpe e ataque à democracia. “É um momento histórico, porque é a primeira vez que um ex-presidente é julgado por tentativa de golpe e por tentar assassinar a democracia no País”, concluiu Medeiros.

Em aparte, o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) fez duras críticas à condução do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar questionou a imparcialidade do processo e apontou o que considera “vícios” que comprometeriam a lisura do julgamento. “É a primeira vez que vejo, em um julgamento, a mesma pessoa julgar, acusar e ser vítima.

Isso não é comum no nosso Judiciário. O que estamos acostumados a ver é o juiz alegar suspeição por ser amigo ou até inimigo de uma das partes, e aí ele se afasta do processo. Agora, esse mesmo juiz acusa, investiga e é vítima”, declarou Cabo Bebeto, sem citar nomes diretamente, mas fazendo referência ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

O deputado também ironizou a acusação de tentativa de golpe atribuída a Bolsonaro, alegando que os eventos de 8 de janeiro de 2023 não se enquadrariam no que ele considera um golpe real. “Também é a primeira vez que se vê no Brasil um golpe num domingo, em um prédio público fechado e sem armas. Um processo totalmente viciado, em que alguns tentam dizer que há lisura”, afirmou.

Cabo Bebeto ainda questionou o tempo concedido à defesa de Bolsonaro para analisar os autos do processo. Segundo ele, a quantidade de documentos apresentada seria incompatível com o prazo estipulado para a preparação da defesa. “São pilhas de folhas para a defesa estudar em 15 dias. Não há escritório no mundo que consiga examinar tal quantidade de documentos nesse período. Está sendo feito para terminar com a condenação de Bolsonaro”, disse.

Ascom ALE

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES