quarta-feira, setembro 10, 2025
spot_img
HomePolíticaAtaques ao STF reforçam expectativas de que Tarcísio tentará reeleição, dizem aliados

Ataques ao STF reforçam expectativas de que Tarcísio tentará reeleição, dizem aliados

Enquanto representantes de diferentes correntes políticas enxergam de forma crítica o episódio, aliados próximos ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) interpretam o ataque ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o ato bolsonarista do último domingo (7), como um sinal claro de que ele pretende disputar a reeleição em São Paulo em 2026. 

Apesar de seu discurso com tom nacional, Tarcísio tem reafirmado publicamente nos últimos meses a intenção de permanecer no Palácio dos Bandeirantes.

Dois aliados próximos de Tarcísio, que falaram ao Metrópoles sob condição de anonimato, afirmam que o governador age de forma estratégica e dificilmente comprometeria sua relação com o Supremo se tivesse como meta disputar a Presidência da República contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Segundo eles, ao chamar Alexandre de Moraes de “ditador” durante o ato na Avenida Paulista, Tarcísio reagiu ao “calor do momento” e à pressão da multidão gritando “Fora, Moraes”, mas teria calculado cuidadosamente a intensidade do gesto.

A abordaem mais radical de Tarcísio, iniciada cerca de uma semana atrás com articulações em Brasília para viabilizar a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, teria como principal objetivo cumprir compromissos de lealdade exigidos por Jair Bolsonaro e seus filhos. Ao mesmo tempo, a movimentação reforçaria sua imagem como representante autêntico do bolsonarismo em São Paulo, neutralizando eventuais candidatos mais à direita que pudessem disputar o eleitorado conservador do interior. Pesquisas recentes indicam Tarcísio como favorito à reeleição em 2026.

Segundo um dos aliados, faria pouco sentido que Tarcísio radicalizasse o discurso apenas para agradar o clã Bolsonaro, correndo o risco de afastar eleitores do centro em uma possível corrida presidencial. Para esse aliado, o governador, padrinho político do ex-presidente, dificilmente perderia os votos bolsonaristas em um confronto com Lula em 2026. Após o ato na Avenida Paulista, ambos destacam que Tarcísio recuou e deve reduzir as críticas a Alexandre de Moraes, considerado o principal algoz do bolsonarismo.

Fonte: Política Alagoana

RELATED ARTICLES
- Publicidade -spot_img

NOTÍCIAS POPULARES