Mensagens privadas trocadas entre o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Jair Bolsonaro revelam preocupação do filho com possíveis impactos políticos e familiares. Em um dos trechos, Eduardo afirma que “o futuro dos seus netos será falar inglês”. As conversas, obtidas pela Polícia Federal, foram divulgadas na quarta-feira (20).
Em mensagens dirigidas ao pai, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro sugeriu que seria “melhor ficar de fora” da disputa presidencial de 2026. Com tom supostamente irônico, ele elogiou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmando que ele “dialoga muito bem” e poderia implementar uma “anistia geral”, ressaltando que o STF “sempre foi nosso aliado” e não representaria obstáculo a uma eventual anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.
Eduardo Bolsonaro ainda perguntou ao pai se ele estava ciente de que todas as consequências poderiam recair sobre ele.
Em retorno, Jair Bolsonaro enviou dois áudios que a Polícia Federal não conseguiu recuperar e encaminhou uma reportagem da Folha de S.Paulo sobre as movimentações de Eduardo Bolsonaro para o Senado em 2026.
Em 24 de junho, Eduardo Bolsonaro indicou nas redes que poderia permanecer nos Estados Unidos após 2027 sem ocupar função pública ou retornar ao Brasil como candidato à Presidência ou à vice em uma chapa de direita.