Os advogados de Jair Bolsonaro estão considerando entrar com uma ação judicial contra Felipe Santa Cruz, ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A motivação para o possível processo é uma postagem feita por Santa Cruz na rede social X, na qual ele afirmou que, em seu “mundo ideal”, a pena de morte para quem trai os princípios democráticos seria aplicada com um tiro na nuca.
A declaração foi feita em resposta a um internauta que questionava Santa Cruz sobre a prisão domiciliar de Bolsonaro.
Membros da equipe de defesa do ex-presidente acreditam que o comentário pode incitar atos violentos contra Bolsonaro, motivo pelo qual estudam a possibilidade de responsabilizar Felipe Santa Cruz judicialmente.
Foco está em ação no STF
O ex-presidente da República já manifestou preocupação com sua segurança pessoal, afirmando temer por sua integridade física caso precise cumprir pena em um presídio, onde acredita que pode ser morto.
No entanto, a principal prioridade dos advogados de Bolsonaro atualmente é focar na defesa para evitar uma condenação na ação penal que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, e que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado.