Neste domingo (10), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou em suas redes sociais que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um “preso político”. A declaração foi feita pouco antes de Flávio chegar ao condomínio onde o ex-mandatário reside em Brasília, para celebrar o Dia dos Pais. Também estavam presentes no local o vereador Jair Renan (PL), outro filho de Bolsonaro, que mora em Balneário Camboriú (SC).
Flávio compartilhou um vídeo direcionado ao pai, que está cumprindo prisão domiciliar e proibido de usar redes sociais, em razão das medidas restritivas impostas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
No vídeo, Flávio afirma: “Você virou um preso político, mas nos ensinou a ter fé, força e lealdade. Nenhuma foto eu vou poder botar com você hoje. Mas, em algum momento, espero muito em breve que você veja este vídeo.”
As restrições ao ex-presidente foram aplicadas porque ele é investigado em um inquérito que apura a atuação de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nos Estados Unidos. Eduardo tem articulado sanções do governo Donald Trump contra o Brasil, buscando pressionar o STF a abandonar a ação penal que acusa Jair Bolsonaro de tentativa de golpe de Estado.
Atualmente, Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em Brasília, sob essas condições restritivas determinadas pelo Supremo.
“Desejo muita força, muita saúde e muita sabedoria. Eu achava que não poderia te ver, te dar um abraço hoje, no dia dos pais. Até porque, pouquíssimos dias atrás, a gente estava proibido de se ver. O Eduardo, por enquanto, também ainda não vai poder te ver. Porque, infelizmente, nós não estamos num país onde a democracia é plena”, afirmou Flávio.
Flávio Bolsonaro chegou ao condomínio do pai por volta das 12h do domingo, sem conceder entrevistas à imprensa. Além da prisão domiciliar, que visa evitar qualquer tentativa de fuga, Jair Bolsonaro tem as visitas restritas apenas aos familiares; terceiros interessados em visitá-lo precisam obter autorização do ministro Alexandre de Moraes.