Nessa quarta-feira (8), o pastor Silas Malafaia fez críticas ao senador Ciro Nogueira (PP-PI) após o parlamentar declarar, em entrevista ao Contexto Metrópoles, que vê como “impossível” a abertura de um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Silas Malafaia chamou o senador Ciro Nogueira, ex-ministro da Casa Civil, de “traidor” no X (antigo Twitter) e o acusou de fazer um “jogo político psicológico” para desestimular outros parlamentares a apoiarem a pauta.
A manifestação de Malafaia veio após Nogueira afirmar que não assinou e não pretende assinar o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes.
Segundo o senador, a proposta carece de viabilidade política, já que são necessários 54 votos favoráveis no Senado para que o processo resulte na saída de um ministro do STF.
Conforme indica a oposição, atualmente há cerca de 41 assinaturas reunidas, número suficiente apenas para a abertura do processo, caso o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), decida pautar a votação.
“Não assinei e não vou assinar o pedido de impeachment do ministro Alexandre. Porque é uma pauta impossível. Nós não temos 54 senadores para aprovar. E aqui fala uma pessoa que, durante meus 32 anos de mandato, se tornou uma pessoa muito pragmática. Não perco tempo com pautas que não vão ter sucesso”, afirmou Ciro Nogueira.
O senador também destacou que, além do número de votos, a continuidade do processo depende da decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que tem a autoridade para incluir ou não pedidos desse tipo na pauta, independentemente da quantidade de assinaturas reunidas.