Em uma live transmitida nesse domingo (20), o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reafirmou que continuará a “enfrentar o sistema” e garantiu que não recuará em sua atuação junto ao governo dos Estados Unidos. Ele também afirmou que não pretende renunciar ao mandato parlamentar no Brasil, referindo-se ao seu período fora do país como um “exílio”.
A licença de Eduardo Bolsonaro do mandato na Câmara dos Deputados chega ao fim neste domingo, após quatro meses afastado. Tanto ele quanto seu pai, Jair Bolsonaro (PL), já indicaram que o parlamentar deve permanecer nos Estados Unidos por tempo indeterminado.
Um inquérito em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) investiga as ações de Eduardo nos EUA e resultou, por meio de petição, na imposição de medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. O ministro Alexandre de Moraes fundamentou a decisão no risco de fuga do ex-presidente, além de apontar suspeitas de coação, obstrução e atentado à soberania nacional.
Durante a transmissão ao vivo, a filha de quatro anos de Eduardo interagiu com o pai enquanto brincava com as bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos. Em um momento carinhoso, Eduardo perguntou para a menina: “O papai é quê?”, e ela respondeu: “Animal”. Ele riu e perguntou novamente, recebendo a resposta “Herói”.
A live terminou com a filha cantando uma música para o pai: “O papai é o herói. É o melhor papai. É o melhor de todos que eu já vi.”